Samoa 36

Construir barcos a vela robustos, confortáveis e fáceis de velejar é a missão do Estaleiro Sabadear Yachts. Oferecemos aos navegadores uma embarcação que lhes dará a oportunidade de se aventurar em todos os mares do mundo, com os mais exigentes padrões de construção e materiais da mais alta qualidade.

Temos como pilares a excelência, a segurança e o conforto a bordo.

Venha realizar o seu sonho de ter um Samoa 36.

Design

É com orgulho e responsabilidade que adotamos em nossa linha de produção, de forma exclusiva, um design do renomado projetista Roberto de Barros (Cabinho). A soma de pesquisa, experiências anteriores e soluções inovadoras explica seu alto padrão de qualidade e garante aos seus projetos quatro pilares permanentes: segurança, desempenho, conforto e harmonia estética, nessa ordem de prioridade, mas sem negligenciar nenhum desses princípios. Tudo isso confere ao Samoa 36 características indispensáveis para um barco de oceano.

Descritivo do projeto

O projeto do Samoa 36 tem por objetivo oferecer ao mercado náutico um barco de cruzeiro de alta performance, construído em fibra de vidro. Casco, convés e mobília são basicamente fabricados com esse material, o que reduz o custo de produção e o tempo de fabricação. Além disso, a fibra de vidro garante robustez e longevidade à embarcação.

Em seu interior, o veleiro Samoa 36 possui um camarote de proa com uma larga cama de casal, uma poltrona a bombordo e um amplo armário de roupas a boreste. Uma antepara com porta separa o camarote do salão social, que tem uma mesa central com abas pivotantes e dois sofás – um deles, o de bombordo, fazendo um elegante desenho arredondado em forma de U. Atrás dos encostos de cada sofá, armários com estante central conferem acabamento e conforto pouco comuns em barcos de série.

No mesmo ambiente do salão, estão alocadas: a cozinha, a bombordo, e a mesa de navegação, a boreste. A bancada da cozinha possui uma geladeira e uma superfície livre para travessas ou o que se precise colocar sobre ela. Um recesso em frente às pias tira o cozinheiro da projeção transversal do fogão, o que é um fator extra de segurança durante a navegação.

A bancada vai até a linha de centro do barco e conta com uma lixeira embutida na parte de baixo. Há lugar para o compressor da geladeira e ainda sobra espaço para panelas e material de cozinha. Junto ao costado, dois armários se estendem de cima do nível da bancada até o convés, onde podem ser guardados mantimentos e utensílios. A mesa de navegação, a boreste, é tão espaçosa que comporta não apenas a mais completa instrumentação, como também, quando necessário, uma carta náutica. O painel de distribuição de eletricidade está posicionado na lateral, e o armário abriga rádios e outros equipamentos eletrônicos.

O banheiro de bordo fica posicionado à ré da mesa de navegação. Em sua área central, fica instalada a ducha, e, para a ré da privada, existe um compartimento suficientemente grande para abrigar um gerador, um dessalinizador, uma máquina de lavar e um dinghy inflável. Ainda sobra espaço para estocar equipamentos em prateleiras junto ao costado.

 

A bombordo está posicionado o camarote nobre do barco, com uma cama de casal das mais largas que se possa encontrar, um sofá bem confortável e uma mesinha de cabeceira, além de ótimos armários e estantes junto ao costado. Uma vigia de abrir deixa o ar circular na cabine de popa, seguindo o fluxo natural, o que é extremamente importante para uma boa ventilação.

Externamente, o Samoa 36 se caracteriza, sobretudo, pelo equilíbrio entre cockpit, cabine e convés de proa. A cabine – com uma gaiuta na parte central do espelho de vante e outras duas pequenas no teto, além de duas vigias de abrir nas laterais e quatro janelas – deixa passar luz e ventilação naturais, como em poucos veleiros. Para a vante, a lateral é apenas um pequeno ressalto, o que não tira, de forma alguma, a impressão de convés corrido, mas que funciona como apoio para o pé, quando o barco está adernado, e melhora o pé direito embaixo dessa parte da cabine.

Já o cockpit, com duas rodas de leme, tem dois assentos para o timoneiro, em ambos os lados, o que garante acesso livre à plataforma de popa. No assento de boreste do cockpit, existem duas tampas de acesso: uma mais à ré, para um compartimento estanque dos botijões de gás, e outra ligada ao grande depósito localizado atrás do banheiro.

O plano vélico do Samoa 36 é típico de um veleiro de cruzeiro de alta performance. O mastro possui dois pares de cruzetas flechadas, para a ré, e quatro brandais de força, numa armação em sloop. Com 57,4 m2 de área vélica, este veleiro ainda é simples de manobrar e pode ser conduzido por uma tripulação reduzida ou até mesmo por uma pessoa. O traveller da escota da vela grande está localizado no teto da cabine, deixando desimpedido o lugar do dodger que envolve a entrada da gaiuta principal. No cockpit – e, assim mesmo, por fora das braçolas – só existem as duas catracas primárias das escotas da vela de proa, além das bitáculas das rodas de leme.

Por fim, o Samoa 36 conta com excelente autonomia de água (600 l) e combustível (300 l), leme leve e incrivelmente robusto e quilha bulbosa de calado reduzido (1,65 m) – tudo dentro da tradição dos projetos de Cabinho.

Novo cockpit

Dimensões

Comprimento Total: 36 pés (11.00 m)
Comp. de linha d’água efetivo: 9.20 m
Boca máxima: 3.84 m
Calado: 1.55 m (Quilha c/ Bulbo)
Lastro: 2250 Kg
Deslocamento efetivo: 6500 Kg
Cap. dos tanques de água doce: 600 L
Cap. dos tanques de óleo diesel: 300 L
Pé direito máximo: 2.0 m
Motorização: 30 hp
Área vélica: 57.42 m2
Método de construtivo: Fibra de vidro

Plano vélico

IJPE
13.975 m4.08 m12.05 m3.85 m
Vela Tecido Testa Valuma Esteira Área
Grande 8.0 oz 12.4 m 13.0 m 3.85 m 29.19 m2
Genoa 6.5 oz 13.76 m 12.64 m 5.84 m 37.36 m2
Buja 8.0 oz 13.76 m 11.88 m 5.60 m 29.23 m2
Storm jib 12.0 oz 7.78 m 5.94 m 3.92 m 11.04 m2